quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Teclado Matricial


Olá, está é a primeira postagem do Eletrônica Free For All, espero que está seja a primeira de muitas.
Aqui irei apresentar o largamente utilizado PIC16f877a controlando um teclado matricial 3x4, e exibindo o conteúdo da tecla pressionada em um display de 7 segmentos do tipo catodo comum.
O software foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
O objetivo deste projeto é exemplificar o uso da técnica de varredura de teclado matricial, em que através de resistores de pull-up impomos nivel lógico 1 nos pinos de entrada do microcontrolador onde estam conectados os pinos das colunas do teclado, em seguida devemos jogar (pelo PIC) nivel 0 em uma das linhas e 1 nas outras, e testar se alguma das entradas do PIC (colunas) estam em nivel 0 (tecla pressionada), se nenhuma for pressionada devemos fazer o mesmo processo nas demais de maneira infinita.
Se a tecla é pressionada (tecla 1 por exemplo) o display exibirá o número correspondente (1 no nosso exemplo), a tecla * exibe 0, e a tecla # exibe 9.
Lembrando que é necessário o uso de resistores limitadores de corrente nos pinos dos segmentos do display, pois cada segmento corresponde a um LED (Diodo Emissor de Luz) e que se este receber uma corrente maior do que a suportada será danificado, e consequente o projetista perderá um display.
Com algumas modificações o leitor poderá adaptar este projeto para outras diversas aplicações.
Espero que seja util a vocês, e caso tenham alguma duvida ou reclamação por favor entrem em contato com:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Abaixo encontra-se o link para download do software/hardware Teclado Matricial, que está alocado no meu disco virtual no 4shared.com, com o nome:"Teclado Matricial.rar", e deve ser descompactado com WinRar ou semelhante.
Download Teclado Matricial

3 comentários:

  1. Projeto muito bom. Montei ele e funcionou perfeitamente . tá aprovado.
    Isso q eu n entendo nda e consegui montar. sem contar q qlqr coisa, o rafa aki da um help.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rafael, após contrução no Proteus quando ponho ele para rodar o PIC não esta reconhecendo a linguagem do C++, quando boto ele para copilar no C++ esta dando erro sera a falta da biblioteca deste já agradeço espero resporta grato Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando esse copilador? CCS
      Se não estiver é esse o problema. O programa so poderia ser copilado nele, já que foi feito para esse copilador. Não sou o Rafael mas acho q a resposta ta valendo

      Excluir