sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Orgão Eletrônico


Olá.Neste artigo irei apresentar um excelente projeto, um Orgão Musical Eletrônico, que irá emular o som de algumas notas musicais.Lembrando que não sou "expert" em música, e se caso algo estiver errado por favor comentem.
O software novamente foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
A grande diferença deste projeto para os anteriores é que ao invés de usar display 7 segmentos como disposito de saída, usaremos o poderoso display LCD.
Se fizermos uma breve comparação entre os dois dispositivos logo notaremos que cada um apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta.
O grande chamativo dos displays 7 segmentos são: a facilidade de controle, e o preço, mas por outro lado apresentam desvantagens como o consumo de corrente (lembrando que são 7 segmentos mais o ponto, no total 8 LEDs), e pouca quantidade de caracteres a serem exibidos.Já o LCD apesar de seu preço ser maior, apresenta baixo consumo de corrente, e uma grande gama de caracteres para exibição, o problema do LCD é que sua inicialização é trabalhosa, e chega a assustar muitos iniciantes na área.

O controle do LCD que é do tipo 16x2 com backlight (16 colunas por 2 linhas, e iluminação externa a base de LEDs que devem ser correntamente polarizados com resistores limitadores de corrente) será feito pelo PIC16f877a, que lerá as informações de um conjunto de 9 botões ligados ao GND (novamente usaremos os resistores de pull-up do portb).Ao apertar um botão, o PIC verificará qual nota musical ele representa, e por meio de pulsos altos e baixos intercalados por delays irá gerar uma frequêcia próxima da nota em questão.
A seguir temos a descrição das notas com suas respectivas frequências:
DO 200Hz
RÉ 246Hz
MI 261Hz
FÁ 293Hz
SOL 329Hz
LÁ 349Hz
SI 392Hz
#DO 440Hz
#RÉ 493Hz

Tendo a frequência, e sabendo que está é inversamente proporcional ao período, podemos calcular este e usar delays (ms/us) para gerar a frequência desejada.
Devo lembrar que existem técnicas mais arrojadas do que está, mas devo avisar que apesar de ser mais simples, têm seu funcionamento comprovado, e resultados satisfatórios.
Espero sinceramente ter ajudado, e qualquer coisa entrem em contato comigo através:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Abaixo encontra-se o link do meu disco virtual com o projeto, que está com o seguinte nome:"Orgão Eletrônico.rar", e deve ser descompactado com WinRar ou semelhante.
Download Orgão Eletrônico

3 comentários:

  1. Obrigado por suas dicas e esquemas, estão sendo valiosas! Bom trabalho e tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... até hoje me lembro de quando fiz um teclado eletrônico usando o 555 no modo astável e vários botões, cada um com seu trimpot ajustado na frequência de cada nota... saudades daquele tempo...

    ResponderExcluir
  3. Ola, você teria a placa de áudio para o teclado musical MICHAEL KAM500 ?

    ResponderExcluir