sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Orgão Eletrônico


Olá.Neste artigo irei apresentar um excelente projeto, um Orgão Musical Eletrônico, que irá emular o som de algumas notas musicais.Lembrando que não sou "expert" em música, e se caso algo estiver errado por favor comentem.
O software novamente foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
A grande diferença deste projeto para os anteriores é que ao invés de usar display 7 segmentos como disposito de saída, usaremos o poderoso display LCD.
Se fizermos uma breve comparação entre os dois dispositivos logo notaremos que cada um apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta.
O grande chamativo dos displays 7 segmentos são: a facilidade de controle, e o preço, mas por outro lado apresentam desvantagens como o consumo de corrente (lembrando que são 7 segmentos mais o ponto, no total 8 LEDs), e pouca quantidade de caracteres a serem exibidos.Já o LCD apesar de seu preço ser maior, apresenta baixo consumo de corrente, e uma grande gama de caracteres para exibição, o problema do LCD é que sua inicialização é trabalhosa, e chega a assustar muitos iniciantes na área.

O controle do LCD que é do tipo 16x2 com backlight (16 colunas por 2 linhas, e iluminação externa a base de LEDs que devem ser correntamente polarizados com resistores limitadores de corrente) será feito pelo PIC16f877a, que lerá as informações de um conjunto de 9 botões ligados ao GND (novamente usaremos os resistores de pull-up do portb).Ao apertar um botão, o PIC verificará qual nota musical ele representa, e por meio de pulsos altos e baixos intercalados por delays irá gerar uma frequêcia próxima da nota em questão.
A seguir temos a descrição das notas com suas respectivas frequências:
DO 200Hz
RÉ 246Hz
MI 261Hz
FÁ 293Hz
SOL 329Hz
LÁ 349Hz
SI 392Hz
#DO 440Hz
#RÉ 493Hz

Tendo a frequência, e sabendo que está é inversamente proporcional ao período, podemos calcular este e usar delays (ms/us) para gerar a frequência desejada.
Devo lembrar que existem técnicas mais arrojadas do que está, mas devo avisar que apesar de ser mais simples, têm seu funcionamento comprovado, e resultados satisfatórios.
Espero sinceramente ter ajudado, e qualquer coisa entrem em contato comigo através:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Abaixo encontra-se o link do meu disco virtual com o projeto, que está com o seguinte nome:"Orgão Eletrônico.rar", e deve ser descompactado com WinRar ou semelhante.
Download Orgão Eletrônico

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Placar Eletrônico de Truco


Olá, mais uma vez, neste artigo apresentarei um de meus projetos favoritos o Placar Eletrônico de Truco.
O software foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
Antes de mais nada, darei uma breve noção (a necessaria para entender o projeto) sobre truco, o truco é um jogo de cartaz, muito difundido não só Brasil, mas como em todo mundo, neste jogo para vencer é necessário fazer 12 pontos, existem basicamente duas maneiras de se adquirir pontos: de 1 em 1, ou você tem a opção de pedir truco e se caso ganhe você acumalará 3 pontos no seu placar.
Neste projeto, o PIC16f877a, irá fazer o controle de 4 displays de 7 segmentos catodo comum,a partir da informação de 6 botões:
DW1 (decrementa 1 ponto no placar da equipe  1);
UP1 (incrementa 1 ponto no placar da equipe  1);
TR1 (incrementa 3 pontos no placar da equipe 1);
DW2 (decrementa 1 ponto no placar da equipe  2);
UP2 (incrementa 1 ponto no placar da equipe  2);
TR2 (incrementa 3 pontos no placar da equipe 2).

Os botões deste projeto não necessitam de resistores de pull-up, pois estes encontram-se internamente no portb do PIC.
Para controlar os 4 displays de uma só vez usamos novamente da técnica de multiplexação de displays, usada na Esteira Contadora de Objetos.
Lembrando que é necessário o uso de resistores limitadores de corrente nos pinos dos segmentos do display.
Qualquer dúvida entrem em contato comigo:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Os arquivos encontram-se no meu disco virtual com o seguinte nome:"Placar de Truco v2.0.rar", e devem ser descompactados com WinRar ou semelhante.
Download Placar Eletrônico de Truco

Esteira Contadora de Objetos

Olá mais uma vez.Agora irei compartilhar com vocês outro de meus projetos, e espero que este os ajude em alguma tarefa.
O software foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
Trata-se de uma Esteira Contadora de Objetos, o microcontrolador usado foi o PIC16f628a, que irá monitorar 4 botões:
B1 STOP (pausa a contagem);
B2 RESET (zera a contagem);
B3 GRAVA CONTAGEM (grava valor da contagem na EEPROM do PIC);
B4 RECUPERA CONTAGEM (lê da EEPROM o valor da contagem para exibir no display).

Além dos botões o PIC monitorará um sensor LDR, que está montado junto com o Amplificador Operacional LM741, configurado como comparador de tensão, que joga nivel lógico 0 em sua saída quando a tensão do LDR for maior do que a tensão de referência (no caso a tensão do potenciometro), ou seja como a resistencia do LDR é inversamente proporcional a quantidade de luz que atinge seu corpo, concluimos que quando o feixe de luz que ilumina o LDR for cortado (o potenciometro deve ser calibrado para ter sua tensão superada pela do LDR quando este último tiver sua luz incidente interrompida) o LM741 mandará nivel lógico 0 para sua saída, o PIC processa isso, e incrementa 1 na variavel responsavel pela contagem.
Para controlar os dois displays sem usar pinos individuais para cada segmento, usamos uma das técnicas mais conhecidas dentro da eletrônica: Multiplexação de Displays.
Seu funcionamento é basicamente o seguinte:
O PIC manda nivel lógico 0 no display que quer usar, e 1 no outro, depois exibe o número, espera um pequeno tempo, e faz está operação só que no outro display, como a frequência em que os displays são ligados/apagados é muito alta, o olho humano não consegue acompanha-la, e dará a sensação que ambos estam acesos ao mesmo tempo.
Lembrando que é necessário o uso de resistores limitadores de corrente nos pinos dos segmentos do display.
Além disso, a cada peça contada, temos o alarme sonoro disparado por um pequeno período de tempo.
Espero que seja util a vocês, e qualquer coisa entrem em contato através:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Abaixo encontra-se o link do meu disco virtual com o projeto, que está com o seguinte nome:"Esteira Contadora de Objetos.rar", e deve ser descompactado com WinRar ou semelhante.
Download Esteira Contadora de Objetos

Teclado Matricial


Olá, está é a primeira postagem do Eletrônica Free For All, espero que está seja a primeira de muitas.
Aqui irei apresentar o largamente utilizado PIC16f877a controlando um teclado matricial 3x4, e exibindo o conteúdo da tecla pressionada em um display de 7 segmentos do tipo catodo comum.
O software foi escrito em linguagem C, e compilado pelo CCS.
O objetivo deste projeto é exemplificar o uso da técnica de varredura de teclado matricial, em que através de resistores de pull-up impomos nivel lógico 1 nos pinos de entrada do microcontrolador onde estam conectados os pinos das colunas do teclado, em seguida devemos jogar (pelo PIC) nivel 0 em uma das linhas e 1 nas outras, e testar se alguma das entradas do PIC (colunas) estam em nivel 0 (tecla pressionada), se nenhuma for pressionada devemos fazer o mesmo processo nas demais de maneira infinita.
Se a tecla é pressionada (tecla 1 por exemplo) o display exibirá o número correspondente (1 no nosso exemplo), a tecla * exibe 0, e a tecla # exibe 9.
Lembrando que é necessário o uso de resistores limitadores de corrente nos pinos dos segmentos do display, pois cada segmento corresponde a um LED (Diodo Emissor de Luz) e que se este receber uma corrente maior do que a suportada será danificado, e consequente o projetista perderá um display.
Com algumas modificações o leitor poderá adaptar este projeto para outras diversas aplicações.
Espero que seja util a vocês, e caso tenham alguma duvida ou reclamação por favor entrem em contato com:
rafaelvarago@yahoo.com.br
Abaixo encontra-se o link para download do software/hardware Teclado Matricial, que está alocado no meu disco virtual no 4shared.com, com o nome:"Teclado Matricial.rar", e deve ser descompactado com WinRar ou semelhante.
Download Teclado Matricial